Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão:
O Boletim Entre SIS tem como missão veicular, publicar e promover práticas e técnicas desenvolvidas ao longo da formação profissional nos cursos da área da saúde (Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia).

O Boletim Entre SIS é uma revista técnica semestral que abrange as áreas da saúde (Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia). Seguindo o preconizado pela CAPES, estamos direcionados a um campo específico das ciências, apresentando novas técnicas e práxis, com foco na experienciação e aplicação dos conhecimentos.

Portanto, publicamos relatos de experiência e trabalhos relacionados à prática e à técnica desenvolvidos ao longo da formação profissional. Inovamos publicizando diversos estilos de escrita e formatos.

Não há cobrança de taxas para avaliação ou publicação, sendo aberta a submissão para todo o Brasil.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos ao Boletim são avaliados por pareceristas especialistas, selecionados de acordo com a sua expertise na temática do manuscrito que lhes é designado.

O Boletim Entre SIS caracteriza-se como uma produção técnico acadêmica de livre acesso. O processo de avaliação segue o seguinte fluxo:

1. As produções recebidas são primeiramente analisadas pelos editores para verificação das normas para publicação e adequação às temáticas de interesse, respeitando-se estilo e conclusões dos autores. Se a avaliação for negativa, a produção será arquivada mediante comunicação com os autores.

2. A partir da primeira análise, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor é ocultada. O sistema de revisão é composto por dois avaliadores designados segundo o tema e o enfoque da produção, para avaliações cegas.

3. Os pareceristas são consultados sobre a possibilidade de realização do parecer e, se aceitarem, preenchem formulário próprio no qual podem indicar sua recomendação para o trabalho, escolhendo uma dentre quatro opções: 1) não publicar; 2) publicar; 3) publicar somente com correções obrigatórias; 4) submeter a outra revista. Em todos os casos o autor é comunicado. Diante da solicitação de alterações, o manuscrito e os pareceres são encaminhados ao(s) autor(es) para modificações (PRAZO 15 dias).

5. Havendo pareceres contraditórios, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

6. A versão corrigida passa pelo corpo editorial para uma nova avaliação, onde podem ser necessárias novas adequações (PRAZO 10 dias). Se o artigo não precisar de alterações dos avaliadores, é comunicado o aceite e enviado para edição de texto.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos


Periodicidade

O Boletim Entre SIS é uma publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Além disso, a revista não faz nenhuma cobrança para submissão ou taxas de processamento de artigos.

Histórico do periódico

O Boletim Entre SIS foi publicado pela primeira vez em 2009, com a proposta de ser um boletim informativo interno para o Serviço Integrado de Saúde. No seu surgimento, o Boletim Entre SIS era veiculado apenas no formato impresso e trazia contribuições de todos as pessoas que estavam vinculadas de alguma forma ao serviço: estagiários, técnico-administrativos, professores e usuários.

A partir de 2016, o Boletim Entre SIS passou por um processo de reformulação, sendo publicado apenas em formato eletrônico, trazendo artigos científicos com contribuições de estagiários, professores e alunos que tenham feito algum trabalho dentro do serviço. A partir do segundo semestre de 2018 o Boletim Entre SIS também passa a receber artigos de outros Serviços-Escola do Brasil, vinculados à área da saúde.

Em 2020, passa a se consolidar como uma Revista Técnica em que suas publicações, de acordo com a CAPES, estão voltadas para campos específicos das ciências, apresentando novas técnicas e práxis, com foco na experienciação e aplicação dos conhecimentos dentro do serviço-escola em que o autor está inserido.

Em 2021, vinculou-se ao Curso de Psicologia e ao Mestrado Profissional de Psicologia da UNISC.