Família e evasão escolar: um estudo de caso
Resumo
Neste trabalho apresentaremos a família S., que frequentou o Serviço Integrado de Saúde (SIS), da Universidade de Santa Cruz do Sul de agosto de 2017 a junho de 2018, totalizando 14 encontros. A metodologia usada é a de estudo de caso, com relatos das informações coletadas e do processo terapêutico dos atendimentos, que foram realizados no segundo semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018. Tendo como foco a perspectiva sistêmica. A família S. é composta por S1 (pai, 57 anos), S2 (mãe, 40 anos), S3 (filho de 12 anos) e S4 (filho de 6 anos). Chegaram até a equipe da sistêmica através de outra estagiária do SIS que atendia S1 individualmente. No ano de 2017 como principal queixa a família trouxe a evasão de S3 da escola, não tendo mudado a situação continuaram em atendimento no ano de 2018. Percebeu-se nos atendimentos uma grande dependência de ambos os filhos em relação aos pais, em que as fronteiras se encontravam emaranhadas (difusas); falta de diferenciação do casal de sua família de origem, refletia no comportamento dos filhos; relacionamentos anteriores do casal era mantido como segredo ou não revelados, voltando-se sempre para a evasão escolar do filho. Conseguindo atendimento para S3 individualmente, esta família acaba abandonando a terapia familiar, demonstrando-se que para a família apenas ele causava alguma desordem no sistema.
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