CARACTERIZAÇÃO DO ROTEIRO DE ANÁLISE DA ENTREVISTA LÚDICA DIAGNÓSTICA DE UM SERVIÇO-ESCOLA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Fabiano da Silva Ciochetta, Chrystian da Rosa Kroeff

Resumo


Resumo: A entrevista lúdica diagnóstica é uma técnica investigativa que o psicólogo utiliza dentro do processo psicodiagnóstico, buscando compreender a dinâmica de funcionamento psíquico da criança por meio da avaliação clínica do brincar infantil. Observa-se uma ampla variedade de propostas e orientações para essa prática. O presente artigo visa descrever a proposta de um roteiro de análise da entrevista lúdica diagnóstica desenvolvido pela equipe de um serviço-escola de avaliação psicológica de Porto Alegre (RS). Para a elaboração do roteiro, foi utilizado um estudo prévio que descreveu os principais critérios utilizados por psicólogos da área para avaliar o brincar infantil. Essa pesquisa agrupou os aspectos analisados em quatro dimensões. Para o presente roteiro, foram selecionados tópicos específicos que sintetizassem as quatro dimensões, visando a construção de um guia mais sucinto para alunos em formação. A versão final do roteiro consistiu em 61 perguntas estabelecidas a partir de quatro dimensões de análise, divididas em: (1) análise de como a criança se relaciona com a situação de avaliação, (2) análise da forma da atividade lúdica da criança, (3) análise do conteúdo da atividade lúdica da criança e (4) análise da experiência de encontro da criança com o psicólogo. Assim, as dimensões se mantiveram semelhantes às do roteiro de referência, todavia com reduções na quantidade de perguntas. Conclui-se que o uso de roteiros estruturados pode auxiliar na análise do brincar infantil, uma vez que destaca para o clínico em formação alguns pontos a serem investigados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Flag Counter