CADERNOS DO PAAS: A ESCRITA COMO UM DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE REDES

Mariana Cunha Schneider, Nelson Eduardo Estamado Rivero, Rosana Cecchini de Castro

Resumo


O “Cadernos do PAAS” é uma publicação anual composta por textos acadêmicos sobre as experiências vividas, provocadas e articuladas com o Serviço Escola da área da Saúde, Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) da UNISINOS. Foi pensado como instrumento de divulgação das ações do serviço, fomento à produção dos acadêmicos e profissionais, estratégia de interdisciplinaridade, articulação entre ação social, graduação e redes do município e, ainda, como modo de ensaiar outra forma de diálogo com a comunidade. Visa contribuir para a ampliação da atenção em saúde, dos investimentos nas práticas da Psicologia, Nutrição e Enfermagem, defendendo uma formação implicada com a prática do cuidado. O processo de produção inicia pela eleição do tema oriundo dos desafios ou das metas que o serviço reconhece como presente no seu cotidiano, seguido da abertura de inscrições de textos, revisão do material, preparação para a publicação e lançamento. Prioriza textos assinados pelos estagiários, mesmo que junto com professores ou técnicos. Ao longo das suas edições foi possível verificar a crescente aproximação das práticas de produção interdisciplinares, o aprofundamento de situações peculiares à proposta do serviço escola e o aumento de visibilidade do serviço e das práticas de saúde ali realizadas. Considera-se que a proposta alcança seus objetivos de apresentar-se como uma estratégia política potente originada desde a academia e seu serviço escola na direção do fortalecimento de uma formação implicada com as práticas de cuidado e o sistema de saúde do nosso país.


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