COMPREENDENDO OS ATENDIMENTOS INFANTIS NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Luíse Vitória Gatelli, Caroline Terezinha Camargo de Lima, Marina Cardoso dos Reis, Lucia Onzi, Cláudia Alquati Bisol

Resumo


Resumo: Os serviços-escola em psicologia constituem-se em uma oportunidade para o exercício da prática clínica supervisionada, ao mesmo tempo em que oferecem acesso à psicoterapia para uma parcela da população que apresenta dificuldades para se beneficiar destes serviços, tradicionalmente voltados às classes de maior poder aquisitivo. Além disso, também se constituem em um espaço para a realização de pesquisas sobre a atuação clínica na área. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e compreender o contexto em que são realizados os atendimentos de psicoterapia infantil no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em um primeiro momento, realizou-se um levantamento dos atendimentos a crianças, com início e término em 2018. A partir de estatística descritiva, foi possível caracterizar o número de pacientes atendidos, a faixa etária, número de sessões e motivo de desligamentos. A descrição da estrutura física, testes, jogos e brinquedos disponíveis para utilização dos estagiários no serviço-escola, permite compreender o contexto em seus aspectos facilitadores para o trabalho dos estagiários. Destaca-se que o SEPA tem parceria com o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e atende exclusivamente a demanda da rede pública. Este estudo contribui para situar em detalhes os atendimentos prestados a este público específico. Aprofundando o entendimento sobre a dinâmica de trabalho no contexto do serviço-escola, compreende-se de maneira mais abrangente os processos, permitindo propor melhorias.

 

Palavras-chave: Serviço-escola em psicologia. Psicoterapia infantil. Clínica infantil.


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