PROJETO ANÁLISE DO ENSINO DE CARIOLOGIA NA DISCIPLINA DE IMAGINOLOGIA ODONTOLÓGICA I E II DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL – UNISC

Marina Rosa Horn, Letícia Arnt Machado, Paulo Swarowsky

Resumo


O diagnóstico das lesões de cárie apresenta-se como uma das mais complexas áreas da odontologia contemporânea, sendo o estudo da cariologia tema essencial dos cursos de ciências odontológicas. Saber definir os limites de uma lesão cariosa é essencial para determinar a terapêutica mais adequada e garantir o mais conveniente tratamento, sendo este conservador para as estruturas dentárias. Consoante a isso, a literatura aponta que a metodologia de ensino é fundamental para que exista uniformidade de diagnósticos de lesão cariosa entre os cirurgiões dentistas.  Esse fenômeno se dá através das distintas formas e metodologias de ensino das instituições. Um método de auxílio que permite detectar lesões cariosas, onde a visualização clínica se apresenta prejudicada, são as radiografias interproximais.  Portanto, o designo deste estudo será compreender se há unanimidade entre os acadêmicos de odontologia quanto à detecção de cáries em radiografias interproximais. Desta forma, objetiva-se analisar a metodologia de ensino em diagnóstico de cárie por radiografia interproximal da disciplina de imaginologia I e II curso de odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Ademais, será realizada uma revisão de literatura a fim de comparar os resultados das experimentações feitas pelos acadêmicos participantes da pesquisa, nas disciplinas imaginologia I e II, a saber: detecção das cáries proximais somente através das imagens sem ter recebido conteúdo teórico; Detecção das cáries proximais, após receber conteúdo teórico; Detecção das cáries proximais, após receber conteúdo teórico-prático. O presente trabalho se justifica pela grande divergência de entendimento entre os acadêmicos do curso de odontologia na detecção de cáries proximais, evidenciando a importância do conteúdo teórico-prático desenvolvidos nas disciplinas supracitadas, como suporte para a assertividade do diagnóstico. Essa pesquisa trata-se de uma avaliação transversal acerca do conhecimento de acadêmicos do Curso de Odontologia da UNISC, previamente e após aplicação de metodologia de ensino. Todavia, a pesquisa será executada somente mediante parecer favorável do comitê de ética e pesquisa da universidade. Subsequente, a coleta dos dados ocorrerá em três etapas.  No primeiro momento, os estudantes terão que diagnosticar lesões de carie em radiografias interproximais sem preparação prévia. Após a aula teórica, os estudantes se submeterão a uma segunda avaliação e, seguidos de uma aula prática sobre como diagnosticar cárie e a extensão desta, realizarão o terceiro e último teste, possibilitando a análise do sistema de ensino dessa disciplina.

Palavras-chave: Odontologia; Cárie; Radiografia Inteproximal; Radiologia.


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