CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Merle Andrieli Klein, Felipe Gustsack

Resumo


A presente pesquisa teve como foco um estudo das concepções de alfabetização e letramento. O objetivo foi investigar quais são as concepções de alfabetização para os autores da área e para professoras alfabetizadoras. A fundamentação teórica deste estudo teve como principais autores Magalis B. D. Schneider, Cipriano C. Luckesi e Magda Soares. A pesquisa que deu origem a esta monografia caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e empírica, os dados empíricos foram obtidos a partir de questionário realizado com 3 professoras alfabetizadoras de diferentes níveis de experiência e que atuam em escolas das redes municipal e estadual. A partir do material empírico foi possível constatar que as professoras alfabetizadoras são unânimes ao considerarem que a alfabetização é um processo contínuo de aprendizagem da leitura e escrita. Quando questionadas a respeito da avaliação relataram que apoiam a avaliação contínua. E em relação à concepção de letramento a maior parte delas afirmou que este processo remete à conotação social da leitura e da escrita. Por fim, cabe um destaque para o fato de que as docentes utilizam o lúdico para momentos diferenciados de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

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