EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENDO FILOSOFIA COM CRIANÇAS PEQUENAS

Tais Milene Rusch, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


Este estudo apresenta uma abordagem monográfica em torno da relação entre filosofia e educação na infância. O desafio teórico-metodológico consiste em enfrentar a extensão dos temas e seus enigmas, pois tanto infância quanto filosofia e educação apontam para a impossibilidade de respostas definitivas. A partir da concepção de infância como experiência de começo de linguagem o objetivo é compreender como a aproximação entre educação infantil e filosofia contribui para afirmar o compromisso da educação infantil com a experiência de pensamento das crianças e dos professores. O estudo qualitativo é realizado a partir da triangulação entre a interlocução com Merleau-Ponty, Rancière, Kohan e Skliar, o encontro com crianças de 5 e 6 anos vivendo a filosofia em uma escola de Educação Infantil de Santa Cruz do Sul/RS e a experiência de escrita. Não se trata de observar as crianças, mas, a partir do encontro com elas, enfrentar os limites da leitura e da escrita. O estudo não alcança respostas mas contribui para destacar o vivido entre crianças e adultos mediado pela filosofia como ação educativa de aprenderem a pensar e viver a experiência singular de conviver em narrativas tecidas coletivamente.

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