ARTES PLÁSTICAS E EDUCAÇÃO: APRENDER FAZENDO ARTE

Carine Josiéle Wendland, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


O presente estudo reflete sobre o campo da arte e suas relações com o âmbito educacional, focando a experiência com as artes plásticas como potente experiência inventiva e criadora de linguagem. Para abordar a dimensão educativa das artes plásticas na educação das crianças o estudo opta por uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar o vivido com um grupo de crianças de uma escola da rede privada no município de Vera Cruz/RS. A proposta de realização de uma oficina com as crianças, de entrevistas com as professoras da escola e a interlocução com Fayga Ostrower, Maria Amélia Pereira e Humberto Maturana e outros autores permitem considerar que a arte e a brincadeira estão intimamente interligadas, que não existem fórmulas para a ação de desenhar, muito menos certo e errado. As crianças demonstram encanto pelo encontro com as materialidades e ferramentas artísticas, pela ação de imaginar e sonhar no ato de desenhar que se torna significativo quando nelas provoca curiosidade pela experiência de utilizar materiais diferentes de modos diferentes. Observar o mundo a sua volta passa a fazer parte da rotina de alguns, e, com outro olhar, o lúdico, aprendem a brincar com a imaginação e a linguagem plástica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.