A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

Camile Lages de Matos, Rudimar Serpa de Abreu

Resumo


O presente estudo reflete sobre a literatura na Educação Infantil, e quais são as estratégias dos professores em relação a aprendizagem dos alunos. A Literatura Infantil é fundamental no processo do desenvolvimento dos discentes e quando é inserida de maneira prazerosa e mobilizadora é possível perceber um fator construtivo na formação dos alunos. A Literatura Infantil é considerada como uma arte, e é de suma significância o contato com os livros, com os textos e com os gêneros literários. A fundamentação teórica deste estudo teve como principais autores Fanny Abramovich, Vera Aguiar, Maria Alice Faria, entre outros. Este estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, com professoras da rede pública municipal de uma escola de Educação Infantil. Os dados foram analisados utilizando o procedimento de Análise de Conteúdo, na qual emergiram as seguintes categorias: Livro de Imagens; A Poesia na Educação Infantil; e A Importância da Literatura na Educação Infantil. Conclui-se que os professores entrevistados revelam um desconhecimento de como utilizar a poesia em sala de aula. No entanto, os depoimentos também revelam que, quando os professores se disponibilizam a utilizar a poesia como um processo didático-pedagógico, garante-se um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e eficaz.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.