EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tamires da Silva, Rudimar Serpa de Abreu

Resumo


A presente monografia trata sobre as experiências de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando o papel da leitura no meio escolar e o trabalho do professor na construção desse hábito. O estudo parte de uma investigação feita em uma turma multisseriada de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Vera Cruz/RS. Para esta pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa, usufruindo dos métodos de observação e questionário, para melhor compreensão e coleta de dados do tema estudado. A fundamentação teórica deste estudo teve como principais autores Paulo Freire, Maria Helena Martins e José Morais. Os resultados parciais sinalizam que a maioria dos alunos pesquisados gostam da leitura, mas apresentam dificuldades, principalmente, nas pontuações. Que acreditam na leitura como uma maneira de melhorar a visão de mundo, mas carecem de apoio familiar que, em sua maioria, não os acompanham e incentivam o hábito da leitura em casa. As reflexões concluídas até então, nos permitem relacionar que a baixa familiaridade com a leitura pode ser um dos fatores que contribui para o desinteresse e a desistência pelo estudo de muitas crianças e adolescentes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.