O LIXO E A RECICLAGEM COMO ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Jéssica Renata Haas Paim, Rudimar Serpa de Abreu

Resumo


O presente estudo busca problematizar como a educação ambiental, de acordo com as legislações existentes em nosso país, está sendo trabalhada pelos professores em uma escola de Educação Infantil. Também, refletir como a abordagem do lixo e da reciclagem estão presentes nas práticas pedagógicas da escola de Educação Infantil. O estudo é desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, em que num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de estudos desenvolvidos na área (Reigosa, Lima, Gutiérrez), que forneceram bases teóricas de definições e reflexões sobre os conceitos em estudo. E num segundo momento, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, na qual se realizou observações em uma escola infantil. A análise de dados traz os depoimentos das professoras, junto das opiniões dos autores utilizados no decorrer do estudo. Os resultados parciais indicam que o poder do cuidado e a busca por uma qualidade de vida em conjunto com a natureza ainda são questões frágeis nos planejamentos dos professores pesquisados. Quanto as questões referentes ao lixo e a reciclagem como estratégias de conscientização para a educação ambiental também aparecem de forma incipiente no trabalho didático-pedagógico proposto pela escola analisada.


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