BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jasmine Louise de Oliveira Beskow, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Nesta monografia, apresentamos um estudo realizado sobre o tema: brinquedos e brincadeiras na sala de aula multisseriada do ensino fundamental, trazendo a importância do brinquedo/brincadeira para o processo de aprendizagem da criança e como o professor pode usar este recurso em sala de aula. A justificativa está pautada na importância do brinquedo/brincadeira, do lúdico para as crianças, como parte determinante no processo de aprendizagem, fazendo com que as crianças tenham mais interesse em aprender, pois o brincar é algo do seu cotidiano. O objetivo foi compreender como a professora inclui essas atividades em seu planejamento de sala de aula. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário feito com a professora, e observações de aulas na turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de ampliar as reflexões acerca do tema. Os resultados mostram que as crianças interagem muito quando o brinquedo/brincadeira e os momentos priorizam o lúdico. A professora faz uso desses recursos de modo intencional, como ferramenta de ensino-aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.