OS JOGOS PEDAGÓGICOS COM SUPORTE NO INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Cassandra Taís Sehnem, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Apresentamos um estudo realizado sobre como os jogos pedagógicos auxiliam as crianças na construção do conhecimento, no processo inicial de alfabetização, no reconhecimento das letras do alfabeto, das palavras e textos, bem como em suas leituras nos diferentes contextos de registros escritos. A justificativa está pautada na curiosidade e interesse por ampliar os conhecimentos sobre a relação jogos e alfabetização considerando o campo de atuação profissional da acadêmica pesquisadora. O objetivo foi aprofundar o entendimento sobre a importância do jogo no processo da alfabetização, ressaltando como a sua aplicação no ambiente escolar auxilia na construção de ensino e aprendizagem em alfabetização. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre o jogo e o processo de alfabetização, procurando seguir uma linha do tempo sobre a presença do jogo no espaço escolar e no planejamento metodológico da alfabetização, seguindo a concepção teórico-pedagógica apresentada por alguns autores que tratam do assunto. A finalização do trabalho traz algumas reflexões acerca dos benefícios dos jogos no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.