O LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS DE MATEMÁTICA SOBRE UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO: CONCEPÇÕES E ANÁLISES

Karen Laiana Moraes Goulart, Vanessa Weber

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões a respeito da utilização do livro didático de matemática nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de discussões realizadas junto ao grupo de pesquisa GEDEPE, percebemos que, em muitos casos, o livro didático é o eixo principal no processo pedagógico e passamos a nos questionar sobre como este material é utilizado pelas professoras. Como objetivo geral, buscamos investigar as formas de utilização do livro didático de matemática em aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a compreensão deste tema, tivemos como referencial teórico a Etnomatemática (D’AMBROSIO, 1998). A pesquisa teve como referência uma abordagem qualitativa e a produção dos dados foi realizada a partir de análises de livros didáticos de matemática e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras atuantes na rede pública de Candelária. Com base em análises preliminares, percebemos que por mais que o livro didático tenha sido criado para ser um recurso de apoio ao professor, em alguns casos este objetivo não se realiza, devido ao fato de que as atividades não contemplam conteúdos condizentes com o nível de ensino, com a faixa etária dos estudantes ou apresentam exemplos com temáticas distanciadas da realidade contextual dos alunos.


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