MATEMÁTICA TEM PROBLEMAS? TEM, SIM SENHOR

Ana Laura de Melo, Marga Betina Junkherr

Resumo


O presente trabalho monográfico apresenta reflexões a respeito dos problemas matemáticos. A escolha do tema se deu por considerar a aprendizagem da matemática muito importante para todos, uma vez que tem influência em outras aprendizagens, como na alfabetização, e também por estar presente em todo período escolar e pela vida afora, pois resolver problemas é um fato no cotidiano das pessoas. O objetivo foi entender quais as estratégias de cálculo que um grupo de alunos do ensino fundamental utiliza na interpretação e na resolução de problemas escolares. A fundamentação teórica teve como principais autores D’Ambrósio, Smole e Dante. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfica e empírica. Os dados empíricos foram obtidos a partir de entrevista com a professora responsável pelo grupo de alunos do quarto ano, de uma escola pública municipal do interior da cidade de Passo do Sobrado- RS, e pela análise dos cadernos destes alunos. As reflexões concluídas até então, são de que os alunos possuem dificuldades na resolução de problemas envolvendo conteúdos matemáticos, algumas vezes por não entenderem o enunciado da questão ou por não saberem qual o cálculo que deve ser usado para a resolução do problema.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.