A CONSTRUÇÃO DE UMA CARREIRA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PLANOS DE CARREIRA DOCENTE DOS MUNICÍPIOS DE PANTANO GRANDE, RIO PARDO E SANTA CRUZ DO SUL

Francine Morsch, Susana Margarita Speroni

Resumo


Este estudo objetiva analisar e comparar a política de construção da carreira docente em três diferentes Sistemas Municipais de Ensino. Este trabalho busca compreender como se dá a valorização docente e a formação de carreira profissional, através da formação continuada e em serviço, a partir da análise dos Planos de Carreira Docente dos municípios de Pantano Grande, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Para fundamentar esta pesquisa utilizei escritos de Arroyo (2000), Freire (1996), Fuhr (2012), Nóvoa (1992; 1995), Tardif (2012) e Demo (2006), além de realizar um estudo em torno da base legal da temática. Por isso, proponho desenvolver esta pesquisa com base em uma abordagem qualitativa, segundo a qual estudo e interpreto dados a partir da análise documental dos Planos de Carreira Docente de cada Sistema Municipal de Educação, a partir da leitura de material bibliográfico e as respectivas fichas de leitura, além de tabelas de análise. A análise do conteúdo dar-se-á sob a perspectiva de Berelson (1952) e Gil (2008), que prevê a análise de conteúdo como uma técnica de investigação objetiva e sistêmica que tem por finalidade a interpretação direta dos dados. Quanto o resultado desta pesquisa, ainda em andamento, é possível perceber que os Planos de Carreira analisados permitem a progressão na carreira através dos níveis de habilitação e de formação em pós-graduação, de maneira vertical, e por tempo de serviço e especialização docente, de maneira horizontal.


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