AÇÕES DE LEITURA QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM E DO GOSTO PELA LEITURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cristiane Grasielle Limberger, Marga Betina Junkherr

Resumo


A presente monografia reflete sobre as ações de leitura que contribuem para a aprendizagem e do gosto pela mesma e para a formação de leitores. O trabalho parte da investigação de como as professoras do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola particular e uma pública, do município de Santa Cruz do Sul, planejam as ações de leitura no seu cotidiano, bem como problematizar sobre como estas ações, viabilizadas pelo professor, possibilitam o aprendizado e o gosto pela leitura. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa, através de entrevistas com professoras e um grupo de quatro alunos de cada escola e também observações das aulas de leitura. Os dados coletados são analisados com base na técnica de análise de conteúdo, através do entendimento de referenciais teóricos escolhidos dentro do tema abordado. Assim, é possível comparar a ação das professoras com o impacto provocado nos alunos e, seja qual for o tipo de leitura, indicar que contribui para a formação, dentro e fora da escola, como cidadão, sabendo expressar-se, interpretar e participar do mundo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.