SENTIDOS DO BRINCAR NA ESCOLA DA INFÂNCIA

Letícia Rabuske, Marga Betina Junkherr

Resumo


O presente estudo se refere à ação de brincar na infância e a produção de sentidos para as aprendizagens das crianças. O objetivo está em compreender como o brincar produz sentidos para as crianças e quais suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, bem como estudar um conjunto de brincadeiras mais frequentes entre crianças da escola em questão e aprofundar conhecimentos em relação a importância do ato de brincar. A pesquisa que deu origem a esta monografia caracterizou-se com base em uma metodologia bibliográfica, de caráter qualitativo, tornando possível conhecer a literatura disponível, e a partir de material empírico obtido através de questionário com a professora da turma e também de observações, in loco, com um grupo de crianças entre 3 e 4 anos de idade, em escola infantil de Santa Cruz do Sul. Como resultado parcial podemos afirmar que o ato de brincar é de fundamental importância no processo de aprendizagem da criança enquanto ser humano e ser de direito que, historicamente, tem ocupado seu lugar no mundo social e cultural, firmando-se como ferramenta pedagógica na educação infantil.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.