ERA UMA VEZ: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE RECURSOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Resumo
O presente trabalho reflete sobre a importância da contação de histórias como ferramenta para a prática educativa na infância. Busca-se problematizar sobre como contar histórias, utilizando diferentes recursos, contribui para o desenvolvimento infantil, tendo como objetivos identificar que tipo de recursos são utilizados durante a contação de histórias, observar a ação docente em sua relação com a literatura e a infância, e (re) conhecer como as crianças se envolvem e interagem com esse momento. O estudo está focado em uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica, e, num segundo momento, a investigação foi realizada a partir de observações (diário de campo) e de entrevista semiestruturada, havendo um contato direto do pesquisador com a situação estudada, numa turma de Educação Infantil/nível 2, com faixa etária entre 4 e 5 anos, em uma escola particular de Candelária/RS. A análise de dados se dá à luz dos referenciais teóricos escolhidos junto das observações realizadas. Os resultados parciais indicam que utilizar recursos na contação de histórias colabora para manter maior atenção e envolvimento por parte das crianças.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.