PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Larissa Pacheco dos Santos, Moacir Fernando Viegas

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo propiciar discussões a respeito da profissionalização docente. O estudo foi desenvolvido a partir da problemática: O que caracteriza a profissionalização docente?  Outras questões se apresentam ao longo da pesquisa, buscando, dessa forma, conhecer, compreender e refletir sobre como se organiza o trabalho docente e os desafios que permeiam as ações desses profissionais no cotidiano de escolas públicas. Além disso, busca-se conhecer e compreender o que os professores pensam sobre a profissionalização docente. O apoio teórico do estudo tem como autores Miguel Arroyo, Marilena Chauí, Andréia Henn Ghisleni, Maurice Tardif, Claude Lessard, Elizeu Clementino de Souza, Marie Christine Josso. Se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e se desenvolve a partir do método dialético. De caráter exploratório, desenvolveu com as participantes entrevistas semiestruturadas, se utilizando também da observação e do diário de campo como instrumentos de obtenção de dados. Após análise dos materiais coletados, chegamos a um total de seis categorias: Escolha pela profissão; Ser professor; Organização do trabalho; Eu, professora, Profissionalidade e Profissionalismo. Estas categorias surgiram a partir das falas das professoras entrevistadas e estão relacionadas a questão da profissionalização docente. Através de suas falas, as professoras expressam o que para elas se apresenta como a profissionalização. Acredito que questões como essa necessitam de maiores discussões, devido a ambiguidade e a ampla percepção que elas apresentam sobre esse assunto, em um primeiro momento. O presente trabalho poderá contribuir com outras pesquisas, além de apresentar novas discussões a respeito do tema da profissionalização docente.


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