O CURRÍCULO NO ENSINO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL

Roberta Raquel Winck, Cheron Zanini Moretti

Resumo


Este artigo busca tratar sobre os fundamentos, preceitos e características intrínsecas ao currículo tradicional, comparado ao currículo a partir de uma perspectiva da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Trazendo a partir da sua descrição as implicações relacionadas ao ensino do currículo voltado para com a realidade dos sujeitos envolvidos, a partir dessa proposta de ensino presente na região do Vale do Rio Pardo. Desta forma, foi realizada uma pesquisa teórica bibliográfica com o intuito de conhecer e descrever a história, bem como os princípios e métodos que envolvem a Pedagogia da Alternância. De acordo com a bibliografia a proposta pedagógica surgi a partir de uma gritante necessidade e iniciativa dos agricultores. Configurando a conciliação teórica-prática, direcionada para jovens e adolescentes localizados no campo, tendo em vista o desenvolvimento integral, amadurecimento e discussão das relações políticas, econômicas, pessoais e sociais, propiciando em sequência o desenvolvimento local. O presente estudo mostrou que a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, faz uso de uma metodologia inovadora, importantíssima para compreensão da realidade do campo, e que trabalha com a questão ensino-aprendizagem de maneira própria e direta.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.