O CURRÍCULO NO ENSINO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
Este artigo busca tratar sobre os fundamentos, preceitos e características intrínsecas ao currículo tradicional, comparado ao currículo a partir de uma perspectiva da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Trazendo a partir da sua descrição as implicações relacionadas ao ensino do currículo voltado para com a realidade dos sujeitos envolvidos, a partir dessa proposta de ensino presente na região do Vale do Rio Pardo. Desta forma, foi realizada uma pesquisa teórica bibliográfica com o intuito de conhecer e descrever a história, bem como os princípios e métodos que envolvem a Pedagogia da Alternância. De acordo com a bibliografia a proposta pedagógica surgi a partir de uma gritante necessidade e iniciativa dos agricultores. Configurando a conciliação teórica-prática, direcionada para jovens e adolescentes localizados no campo, tendo em vista o desenvolvimento integral, amadurecimento e discussão das relações políticas, econômicas, pessoais e sociais, propiciando em sequência o desenvolvimento local. O presente estudo mostrou que a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, faz uso de uma metodologia inovadora, importantíssima para compreensão da realidade do campo, e que trabalha com a questão ensino-aprendizagem de maneira própria e direta.
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