DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O PLANEJAMENTO ATRAVÉS DOS TEMAS TRANSVERSAIS E A METODOLOGIA DE PROJETOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
A presente monografia, intitulada como “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos: o planejamento através dos temas transversais e a metodologia de projetos no processo de aprendizagem”, apresentada no curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, tem como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, para o Ensino Fundamental de nove (09) anos e, nesse contexto, aprofundar os estudos e pesquisas sobre o aprendizado em redes, através da metodologia de projetos. Além disso, e como parte fundamental da contextualização, busquei conhecer a construção histórica do termo conhecimento, adotada desde o século XVII até os dias atuais. O referencial teórico está fundamentado em reflexões que discutem o aprendizado em redes, os temas transversais e, também, a estratégia de projetos, caracterizando, portanto, a pesquisa como bibliográfica. Para tais embasamentos, contemplam-se autores como: Madalena Freire Weffort; Fernando Hernandéz; Ulisses F. Araujo; José Gimeno Sacristán; Isabel Alarcão; Tomaz Tadeu da Silva; Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn. A pesquisa traz, como resultado parcial, a necessidade da abordagem transversal no processo de planejamento e da metodologia de projetos para o processo de aprendizagem.
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