BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: O LÚDICO NA REALIDADE HOSPITALAR

Daniela da Silva Schneider, Giana Diesel Sebastiany

Resumo


A presente pesquisa teve como foco de estudo o tema brinquedoteca hospitalar. O objetivo foi conhecer e compreender as possibilidades do espaço lúdico para a saúde e aprendizagem de crianças hospitalizadas nos setores de pediatria. A fundamentação teórica desse estudo teve como principais autores Cunha (1992/1997), Gimenes (2007), Kovács (2007) e Santos (1997). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, bibliográfica e empírica. Os dados empíricos foram obtidos através de um questionário enviado para dois hospitais do Estado do Rio Grande do Sul que oferecem internação pediátrica. O objetivo do questionário foi conhecer o funcionamento das brinquedotecas hospitalares e o que é oferecido nesses espaços para os pacientes pediátricos. Durante a coleta e análise dos dados, foi possível verificar a real importância desse espaço lúdico para as crianças que estão internadas e seus acompanhantes. Da mesma forma, verificou-se que há pouco apoio institucional/financeiro e que as ações desenvolvidas dependem da iniciativa de pessoas que acreditam nos projetos.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Hospitalar. Lúdico. Criança.  Brincar.


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