DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Jaine Beatriz Rutsatz, Cleidi Lovatto Pires

Resumo


O presente estudo tem como finalidade problematizar os desafios e as possibilidades da ação dos professores para a aprendizagem de alunos no processo de inclusão. A partir de vivências com alunos público-alvo da Educação Especial, percebi que os professores se sentem despreparados para atuarem frente a inclusão escolar e passamos a questionarmos sobre quais estratégias possam ser utilizadas na escola para que a inclusão do aluno seja satisfatória e significativa ao longo do percurso. Como objetivo geral nessa pesquisa, busquei estudar e compreender quais as estratégias pedagógicas são proporcionadas por professor de uma sala de aula comum de ensino para dinamizar o fazer pedagógico com alunos incluídos. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa, em que num primeiro momento, foi realizada pesquisa bibliográfica. Num segundo momento realizei observações e uma entrevista semiestruturada com uma professora de sala de aula comum e com uma professora da sala de atendimento educacional especializado, em uma escola estadual do município de Candelária – RS. Os resultados mostram que, a escola oferece atendimento educacional especializado garantindo assim apoio ao professor da sala de aula comum, bem como, a adequação do currículo para que as atividades desenvolvidas com os alunos público-alvo sejam coerentes com suas possibilidades e limitações. Por outro lado, faz-se necessário formações continuadas e apoio de órgãos públicos devido aos imensos desafios vinculados a inclusão escolar com base na realidade vivenciada pela escola.

 

Palavras-chave: Inclusão escolar. Estratégias pedagógicas. Desafios. Ensino colaborativo. Avaliação.



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