O TRABALHO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: UM ESTUDO DE CASO

Camila Eduarda Schaefer, Cheron Zanini Moretti

Resumo


Esta monografia tem como tema o trabalho de coordenação pedagógica realizado na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e tem como objetivo geral compreender o trabalho de Coordenação Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), buscando aprimorar o conhecimento sobre a Pedagogia da Alternância. Além disso, apresento como objetivos específicos: conhecer os principais aspectos da história da Educação no Campo no Brasil, destacando a Pedagogia da Alternância nesse processo; compreender e conhecer os instrumentos pedagógicos utilizados pela EFASC, afim de identificá-los com o trabalho de Coordenação Pedagógica; e, por fim, identificar e analisar as atividades realizadas no cotidiano escolar e os saberes necessários de coordenação pedagógica da EFASC. Para tanto, a pergunta orientadora da pesquisa é: “Como está organizada a Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), no que diz respeito ao trabalho de coordenação pedagógica?”. A partir dela, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a Coordenadora Pedagógica dessa EFA, e analisado o seu conteúdo. A pesquisa contou também com uma revisão de literatura na Revista Brasileira de Educação do Campo e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e consultas aos boletins informativos anuais publicados pela EFASC. Assim, foi possível concluir que o trabalho de coordenação pedagógica que acontece no contexto de alternância entre o tempo-espaço da escola e da propriedade rural exige uma busca por conhecimento constante e que este conhecimento se dá a partir de sujeitos, através do coletivo, e dos instrumentos pedagógicos, ainda é preciso uma modificação da práxis, ou seja, uma revisão permanente do trabalho e do modo de realizá-lo. Os saberes necessários ao trabalho de coordenação pedagógica podem ser assim identificados: compreensão de família ampliada; partilha do saber, do conhecimento e do pedagógico; partir do cotidiano; da problematização, da crítica; da processualidade da aprendizagem; da criatividade – saber lidar com várias situações; fazer com que a proposta pedagógica aconteça; ser humilde.


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