CONDIÇÕES DE TRABALHO E O RECONHECIMENTO DAS PROFESSORAS: O ATO DE TRABALHAR APAIXONADA

Eduarda Kauffmann, Moacir Fernando Viegas

Resumo


Ser professora envolve diversas questões que vão além do processo de ensino e aprendizagem. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar como se inserem a paixão, a amorosidade e o reconhecimento no trabalho de quatro professoras da educação básica. Possuindo como objetivos específicos analisar as percepções das professoras frente as dificuldades de suas condições de trabalho e compreender os sentimentos que perpassam no trabalho docente. Para tanto, a pergunta norteadora desta pesquisa é: Como se inserem a paixão, a amorosidade e o reconhecimento no trabalho de quatro professoras da educação básica, considerando suas condições de trabalho? Desta forma, buscou-se analisar o ser professora em cinco eixos, caracterizando-se entre o ser professora, a imagem da profissão, a valorização e o reconhecimento e por fim, o sentimento. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa em educação utilizando dois instrumentos: entrevista semiestruturada e narrativas escritas. As professoras que participaram desta pesquisa, foram selecionadas de forma intencional e de acordo com a sua área de formação. Possuindo assim, professoras que atuam na educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental da educação básica.  A organização das informações coletadas possibilitou uma análise complexa, a qual resultou em quatro eixos de análise/ resultados específicos. Através delas, foi possível concluir que determinados eixos se interligam e influenciam um ao outro, que o sentimento surge através da relação afetiva entre professora e aluno e por fim, o que prevalece em sala de aula são apenas os sentimentos, assim, deixa-se de lado a valorização, o reconhecimento e condições de trabalho durante a prática. No entanto, não significa que esses tornam-se desnecessários para a classe docente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.