LUTO E VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
A presente pesquisa teve como foco de estudo situações consideradas por esta pesquisadora como limites, que fazem parte do papel do educador. O objetivo foi verificar como essas situações difíceis para a criança refletem no processo de aprendizagem dela, e de pensar intervenções que pudessem despertar uma reflexão sobre as diferentes maneiras com que o professor e a equipe pedagógica precisam saber lidar ao encontrar esses tipos de questões no ambiente escolar. A pesquisa justifica-se por contribuir para uma reflexão acerca do papel de educador, frente a casos complexos que afetam a aprendizagem das crianças e que são tão recorrentes nas escolas, tanto na Educação Infantil como nos outros níveis de ensino. Situações específicas mais comuns foram abordadas, como luto, violência e divórcio. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, bibliográfica e empírica. Dos principais autores estudados destaco Gil (1999; 2002; 2009), Wallon (1968; 1975), Le Breton (2009) e Freire (1996; 1997). Foi proposto um questionário a um grupo de educadores(as) com o objetivo de conhecer como acontece a abordagem desta temática na prática. Conclui-se que não há uma resposta para essas questões, mas esse estudo aponta a importância de ampliar discussões e debates sobre o tema em questão, com o objetivo de compreender cada vez mais a complexidade do processo de aprendizagem, assim como as questões que intervém nesse processo.
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