RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NO GTARI NO VALE DO RIO PARDO

Larissa Lazzari de Oliveira, Cheron Zanini Moretti

Resumo


Diante da temática das migrações, esta monografia trata sobre relação entre educação e humanização que se realiza nas ações do Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes no Vale do Rio Pardo (GTARI). Tem como objetivo geral conhecer as relações entre educação e humanização no GTARI no Vale do Rio Pardo e como objetivos específicos: compreender a relação entre educação e humanização na perspectiva de Paulo Freire, descrever as ações educativas realizadas pelo GTARI e problematizar a sua compreensão sobre educação e humanização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se fundamenta em leituras relacionadas a temática de refugiados, imigrantes, educação e humanização. Além disso, foi realizada a partir de entrevista semiestruturada com a coordenadora do GTARI da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A partir deste estudo, a conclusão foi de que a educação e a humanização se encontram quando falamos do contexto refugiado ou imigrante.  A relação que a humanização e a educação têm, acontece quando o movimento de libertação existe, onde imigrantes e refugiados através do conhecimento construído libertam-se de certa situação opressora. As ações que o GTARI realiza são no sentido de acolher, apoiar e fazer com que os imigrantes e refugiados construam autonomia na nova comunidade. A compreensão de educação e humanização no GTARI se faz através das ações realizadas pelo próprio grupo que funcionam como uma educação não escolarizada. É um movimento que também educada como prática de liberdade.


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