AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NOS FILMES DE ANIMAÇÕES DAS PRINCESAS DISNEY

Letícia Fernanda Machado, Cheron Zanini Moretti

Resumo


A pesquisa aqui presente busca entender, quais as representações de gênero, raça e classe presentes nas animações de princesas Disney. Tem como objetivo principal a análise crítica do conteúdo pedagógico ao que se refere às questões, gênero, raça e classe nos filmes de animação A Princesa e o Sapo (2009), Cinderella (1950) e a Bela e a Fera (1991). Os objetivos específicos se dão entorno das seguintes questões: entender o papel pedagógico e político do cinema frente á educação e sociedade em geral; compreender como funciona a Indústria Cultural e através desta, estudar a ideologia e estratégias pedagógicas que a empresa The Walt Disney Company utiliza através de seus filmes animados; analisar, comparar e contrastar os enredos apresentados nos três filmes escolhidos -já citados anteriormente; problematizar quais as representações de gênero, raça e classe social existentes nesses três filmes de animação para as crianças e as diversas infâncias. É considerada uma pesquisa de cunho qualitativo com análise de conteúdo, organizado em fichas de decupagem com falas e situações, assim como também, na seleção de imagens dos três filmes pertinentes aos objetivos da pesquisa. A escolha das respectivas animações foi feita sob o critério de seleção a partir da forma como cada uma das princesas protagonistas dos filmes obtiveram os títulos de princesas. Dentre os resultados obtidos na pesquisa, é possível perceber que a The Walt Disney Company precisou mudar algumas das formas de contar histórias, no entanto, baseando-se sempre no discurso da inocência, padrões sociais opressores referentes a gênero, raça e classe ainda são presentes em suas animações. Os personagens que não são considerados protagonistas, bem como, todas as imagens e narrativas que compõem as animações dizem muito sobre o enredo e a ideologia presente nos filmes, assim como também a respeito da instituição que os criou. É possível perceber também que o papel da Indústria Cultural nas animações Disney, exerce papel importante para a empresa uma vez que, não apenas os filmes com suas representações são consumidos, mas também, tudo que se deriva destes e carrega imagens com diversos significados dos personagens das animações em geral. Para a fundamentação teórica foram utilizados autores que são considerados referências nos respectivos assuntos, assim como também, artigos acadêmicos científicos com relações ao tema. Dentre eles destaco: Rosália Duarte, Theodor Adorno, Henri A. Giroux, Pierre Bordieu, Flavia Birolli e Luis Felipe Miguel, entre outros.


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