DIÁLOGO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Luana Caroline da Silva Gomes, Rafaela Aline Wenzel

Resumo


A pesquisa intitulada “Diálogo familiar no desenvolvimento infantil”, tem por finalidade promover reflexões que envolvem a questão do diálogo familiar como principal expoente no processo de educação da criança, bem como, também o diálogo na escola, com os professores e o diálogo na relação família-escola. Dentro do assunto diálogo familiar revemos alguns dos grandes obstáculos que muitas famílias estão passando, como pelo uso em excesso de tecnologias e que muitas vezes acaba atrapalhando a rotina de conversa da família, ainda que considerando a importância da tecnologia nos meios de interação contemporânea. Para sanar algumas dúvidas que remetem este assunto, como caminho percorrido nessa pesquisa, que aconteceu em meio à Pandemia do Corona Vírus, aprofundei meus estudos em livros, artigos e também fiz coleta de dados através de um questionário/ entrevista, o qual foi enviado para algumas famílias e também professoras da área da educação. Para a fundamentação teórica foram utilizados alguns autores de grande importância na área da minha pesquisa, como por exemplo, Gabriel Chalita, Pierre Vayer, Paul Eugène Charbonneau, dentre outros. Considero que o diálogo familiar é de suma importância para toda e qualquer criança. Podendo assim auxiliar de diversas idades dos filhos, seja quando criança, na adolescência e também na vida adulta. O diálogo com os familiares precisa ser algo prazeroso para criança, precisa ser um momento de descontração e leveza em sua roda de conversa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.