A PALAVRA “NÃO” NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nátali Thaís Rabello, Rafaela Aline Wenzel

Resumo


Através desta pesquisa busquei compreender e proporcionar novas percepções a respeito da palavra NÃO na Educação Infantil. O objetivo deste estudo primeiramente foi entender melhor os papeis da família na educação das crianças, para poder então, compreender por que a palavra NÃO é muitas vezes motivo de choro em sala de aula e nem sempre bem aceita quando relatada a algum familiar. A justificativa está relacionada por lançar um olhar para o uso do vocábulo NÃO, que está tão inserido nos meios da educação. A pesquisa foi desenvolvida de maneira qualitativa, pois não pretendeu obter resultados objetivos, mas sim ouvir relatos de educadores da Educação Infantil, bem como de pais, no município Santa Cruz do Sul. O método que percorri baseou-se em um caminho filosófico entrelaçado através de observações, pesquisas bibliográficas, conversas em forma de entrevista através de questionários propostos e com descrições de vividos. A pesquisa aconteceu concomitante ao tempo ímpar da pandemia do Corona Vírus e, dessa forma, foram entrevistados nove professoras e dois pais com quem consegui entrar em contato através dos meios tecnológicos contemporâneos. Ao final deste processo em pesquisa percebi que ouve um mover de pensares relacionados a palavra NÃO e ficou a percepção e a vontade de continuar estudando quanto aos modos da linguagem.


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