A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Patrícia Fernanda Etges, Felipe Gustsack

Resumo


Esta monografia tem como tema “A construção da identidade na educação infantil”. O conceito de infância que vemos nos dias atuais, apresentou uma grande mudança no que diz respeito a forma como se pensava na infância nos séculos passados, hoje em dia a infância está interligada as primeiras experiências e aprendizagens do ser humano, por essa razão, busquei estudar sobre a construção da identidade na infância. Tanto a família, como também a escola, desempenham papéis essenciais para a construção da identidade da criança. Desta forma, a pesquisa apresenta como objetivo geral estudar e comparar diferentes teorias a respeito da construção da identidade na Educação Infantil. Os objetivos específicos da pesquisa buscaram identificar a concepção de identidade com diferentes autores e mostrar de que modo o contexto familiar influencia a criança a constituir-se como sujeito, e por fim, analisar os diferentes contextos culturais na infância. A metodologia utilizada para exercer a pesquisa, foi a metodologia qualitativa bibliográfica, e os principais autores utilizados foram: Ávila (2008), Fontoura (2012), Marafon (2012) Pimenta (2012) e Richter (2009 e 2013). As considerações que pude construir a partir da realização desta pesquisa, foi que as crianças exercem um papel fundamental para a sociedade, e que a partir das interações e do brincar elas se constituem como pessoa, e assim, constroem a sua identidade e autonomia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.