PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO/DA JOVEM AGRICULTOR/A NAS CASAS FAMILIARES RURAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

Rute Lima, Cheron Zanini Moretti

Resumo


A temática abordada no estudo refere-se à “Pedagogia da Alternância”, que consiste em uma metodologia de organização do ensino escolar para possibilitar aos educandos estabelecer uma relação direta envolvendo a família, a escola e o meio em que vivem, e como uma possibilidade concreta de prática pedagógica da Educação do Campo. Desta maneira, o estudo tem como objetivo principal a realização de uma pesquisa na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) sobre a Pedagogia da Alternância (PA) e a formação do jovem agricultor das Casas Familiares Rurais (CFR). A RBEC é um periódico científico eletrônico de acesso aberto e gratuito, com publicação contínua, pertencente à Universidade Federal de Tocantins. A abordagem desta pesquisa é qualitativa e os elementos de investigação consistiram na pesquisa bibliográfica e documental. O processo de busca e análise possibilitou refletir a proposta da PA desenvolvida nas CFR, propiciando constatar potencialidades e limitações desta prática formativa. Como principais resultados do estudo, destacamos como avanços o número reduzido de alunos por turma, o período integral de estudos e o atendimento personalizado desenvolvido pelos monitores e professores. No que se refere às condições limitadoras, ressaltamos a precária prática na propriedade familiar dos conhecimentos apreendidos, a estrutura física fragilizada e sua adequação a distintas vertentes teóricas que não tornam o trabalho como princípio educativo. Com este estudo, concluídos que professores e monitores não tiveram em sua formação superior momentos que contemplassem a Pedagogia da Alternância, e que a formação continuada oferecida para ambos os grupos é insuficiente, insatisfatória, ou mesmo, inexistente, conforme demonstram os artigos publicados na RBEC.

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