4ª COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA UNIVATES

Diego Nilo Silva, Werner Haetinger

Resumo


 

A Quarta Competição de Robótica Univates tem como objetivos divulgar a Instituição de Ensino Superior, aproximando-a do estudante de sua região de abrangência, aumentando a integração das escolas de Ensino Médio do Vale do Taquari com a IES, despertando o desenvolvimento científico e o avanço tecnológico nas áreas da robótica, em especial com os cursos de Engenharia. A competição foi baseada na MINDSTORMS NXT Sumo Competition 2007, um evento especial da Lego voltado a lutas de sumô e consiste numa sucessão de batalhas entre dois robôs autônomos lutando em uma arena, onde apenas 1 deles sairá vitorioso. O modelo inicial da competição limita as inscrições a 6 equipes, cada uma composta por três integrantes e um professor responsável, caso mais de 6 equipes se inscrevam para a competição é realizada uma prova de seleção para definir as 6 equipes participantes. No mês anterior à competição é ministrado um minicurso às equipes inscritas com o propósito de apresentar os kits de robótica e apresentar os conceitos básicos de robótica e programação, visando embasar a montagem dos robôs. No minicurso são ensinados algoritmos básicos e demonstradas algumas programações e demonstrações de robôs funcionais em ação. Para a programação é utilizado o software oficial da Lego, “Lego Mindstorms Education NXT”, que possui uma linguagem própria de programação, assim sendo importante desenvolver no participante a prática de algoritmos básicos utilizando “IF” e “WHILE” para que possam conduzir corretamente o robô dentro da arena e poder retroceder seu movimento quando necessário. Após o minicurso é destinado um período para os participantes desenvolverem as atividades de projeto, montagem e programação dos robôs usando a infraestrutura dos laboratórios de Engenharia da Univates, com auxilio de um professor da Univates. A competição é realizada no mês de agosto de 2011, nas dependências da Univates com início às 8:30h. Os robôs são projetados para realizar as tarefas preestabelecidas pelo regulamento da competição em uma arena construída especialmente para o evento, ao contrário das edições anteriores da competição de robótica, onde eram propostos desafios e missões aos competidores, neste ano optou-se por realizar um sumô de robôs, onde os robôs competem entre si. Através desta competição pretende-se desenvolver no aluno o raciocínio lógico e técnico, o interesse pela resolução de problemas e desafios, o gosto pela Engenharia por meio da Robótica, o espírito competitivo sadio, a criatividade na resolução de problemas e evidenciar que a Engenharia não é uma Ciência pronta e concluída.

 


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