AÇÕES DESENVOLVIDAS EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

Amanda Meyer, Graziela Schena, Julia Fens Isse, Patricia Flores Medeiros, Luciana Carvalho Fernandes, Olinda Saldanha

Resumo


 

O projeto de extensão “Ações Interdisciplinares de Cuidado em Saúde no bairro Santo Antônio em Lajeado/RS” é uma proposta que visa a formação diferenciada dos estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A equipe de trabalho atualmente é formada por quarenta e três voluntários, três bolsistas e doze professores, que realizam ações de cuidado que abrangem quinze famílias. As visitas domiciliares têm a finalidade de estabelecer vínculo com as famílias atendidas e a rede de saúde, bem como promover ações que potencializam o cuidado em saúde. As atividades realizadas no projeto têm como objetivo promover ações interdisciplinares de cuidado em saúde com enfoque na integralidade da atenção. Para que as famílias sejam atendidas na perspectiva da integralidade, os envolvidos no projeto trabalham com o conceito de saúde ampliada, com uma equipe interdisciplinar, ou seja, alunos de vários cursos da área da Saúde que compartilham os saberes, e ainda priorizam o atendimento humanizado. Pensar na família em sua integralidade é conhecê-la como um todo, buscar compreender o conjunto de necessidades de ações e serviços de saúde que possam beneficiá-la. Portanto, o trabalho assume uma postura ética que busca compreender as outras necessidades da família que não estão diretamente ligadas à doença, mas com a promoção de saúde. Os voluntários relatam as demandas e as necessidades de cada família, promovendo discussões com os professores responsáveis pelas tutorias. Estas acontecem cada vez que o professor for ao bairro e têm como objetivo proporcionar ao voluntário o esclarecimento de dúvidas, questionamentos e reflexões sobre suas práticas desenvolvidas, bem como possibilitar a criação de novas estratégias de saúde para as famílias atendidas. Para cada família tem-se um caderno onde são registrados, no final de cada atendimento, pelos voluntários e pelo professor responsável, observações e questionamentos relatando como ocorreu o atendimento. Além desse momento de reflexão, as tutorias possibilitam uma interação e troca de conhecimento com os agentes comunitários, e por meio destes com a rede de saúde. Uma vez por mês são realizadas reuniões com todos os professores envolvidos no projeto. Nesse momento ocorre a discussão de um caso, ou seja, voluntários e professores relatam para os demais sobre o processo de trabalho e envolvimento com uma das famílias atendidas. Esses momentos de troca de saberes e informações têm sua importância no fato de permitir a análise e o mapeamento dos recursos de saúde disponíveis para que sejam trabalhados juntamente com a família e para que a rede de saúde seja acionada. Outra problematização importante que o projeto propicia é uma reflexão teórica, em que são questionadas e refletidas possíveis relações entre as práticas realizadas no bairro e a teoria estudada na graduação. Percebemos como dificuldade a ser observada no decorrer do projeto a troca, de alguns, voluntários que geralmente permanecem apenas por um semestre. Com isso, as equipes de atendimento são reformuladas a cada novo semestre ou durante seu andamento. A cada reflexão sobre as ações desenvolvidas é percebida a necessidade de problematizar as práticas de integralidade e interdisciplinaridade para que continuem promovendo saúde às famílias atendidas pelo projeto.

 


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