COMUNICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INFORMAÇÃO E CIDADANIA EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
O projeto de extensão refere-se a uma atividade de natureza interdisciplinar realizada por professores e alunos da Instituição de Ensino Superior Univates. Trata-se de uma estratégia para implementação do direito à informação ambiental da comunidade regional do Vale do Taquari. A proposta constitui-se um instrumento de desenvolvimento da cidadania pela educação ambiental, conscientização social, sensibilização para problemas socioambientais, busca de soluções através da reflexão crítica e de metodologias participativas, com apoio de materiais midiáticos. O público alvo do projeto são moradores, estudantes de diferentes níveis de ensino de escolas estaduais, municipais e particulares, associações, lideranças, alunos da Univates, pessoas que queiram atuar como voluntários ou criarem grupos educadores ambientais. O objetivo do projeto de extensão é desencadear processos de comunicação ambiental por meio do uso de tecnologias de informação, aproximar os sujeitos sociais e a comunidade em que se inserem através da reflexão crítica sobre suas ações e sua cultura e a partir de temáticas ambientais, provocar a sensibilização ambiental comunitária e a adoção de atitudes sustentáveis no cotidiano, formar multiplicadores em educação ambiental e aproximar os alunos de graduação da Univates da realidade regional. O método utilizado é a pesquisa-ação, um instrumento de investigação apropriado para pequenas e médias coletividades, em que tem valor especial os aspectos sociopolíticos (Thiollent,2003). Como resultados obteviveram-se a produção de oito jornais, três cartilhas e um filme educativo; participação de 5.678 pessoas em oficinas em 226 oficinas (principalmente em escolas da região) de março de 2008 a junho de 2011; formação de 100 multiplicadores de 19 municípios da região entre 2009 e 2010 ligados a entidades de professores municipais e estaduais. Conseguimos parcerias com organizações sociais para realização de oficinas e cursos e apoio de empresas e organizações para viabilização de produção de material midiático. As oficinas e cursos realizados se constituem como espaço de investigação participativa que alimenta a produção acadêmica realizada pelo grupo de pesquisa ligado ao CNPq denominado Práticas Ambientais, Comunicação e Educação. Conclui-se que há a necessidade de divulgar o trabalho realizado no projeto de comunicação para educação ambiental da Univates, pois este é perfeitamente viável de ser replicado em outras instituições de ensino, desde que tenha parcerias e voluntários que viabilizem os objetivos de educomunicação socioambiental.
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