EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA EXTENSÃO: TECENDO NOVOS MÉTODOS DE TRABALHO
Resumo
O trabalho de extensão desenvolvido no Serviço Integrado em Saúde (SIS) constitui fundamental importância no atendimento e prestação de serviços à comunidade proporcionada pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. O “Grupo de Gestante: construindo conhecimento acerca do nascimento” desenvolve atividades no SIS desde 2004 e pretende estabelecer junto com as futuras mães um espaço de saber e de discussão relacionados a temas que envolvem pré-natal, parto, nascimento e cuidados com o bebê. Os encontros são realizados por uma equipe multiprofissional de estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Medicina (inserida em 2011). Nestes encontros ocorrem discussões de temas referentes à gestação, saúde da mulher e incentiva-se a presença dos acompanhantes das mães, destacando a importância dos pais no processo da gestação, rompendo com barreiras que delimitam a gravidez como exclusiva do universo feminino. Busca-se no grupo e entre a equipe, o desenvolvimento constante de um enfoque mais dinâmico de interação entre participantes, num exercício da transdisciplinaridade, abandonando o enfoque linear dentro da perspectiva das diversas disciplinas. A transmissão vertical de conhecimento demarca o lugar do saber e do não-saber e negligencia o conhecimento do sujeito, suas singularidades e particularidades. O abandono da tradicional metodologia dos encontros formatados como palestras, suscita a construção de novos saberes através do enfoque da interdisciplinaridade. Rompe-se a visão dicotômica da soberania do conhecimento científico mostrando o valor da experiência das gestantes. Durante a trajetória percebemos que as ações tomaram uma dimensão muito importante, pois se concretizou um grupo dinâmico de trabalho que elabora e implementa caminhos contempladores da integralidade do sujeito na saúde. Decorre deste espaço uma permanente interlocução entre as áreas envolvidas que tem sido extensiva aos acadêmicos envolvidos em estágios curriculares e extracurriculares, oportunizando discussões, reflexões, planejamento e desenvolvimento de ações. No ensino isto se repercute nas supervisões com os professores, neste momento percebemos a interação professor-aluno, que como ocorre no grupo com as gestantes, não há uma verticalização dos saberes, nem entre as diferentes áreas de conhecimento. Destacam-se também as trocas de experiências entre os estudantes que desde a formação acadêmica buscam a trajetória para a transdisciplinaridade. O grupo de gestantes constitui espaço que presta atendimento humanizado a gestantes e acompanhantes, ao mesmo tempo em que se inscreve como espaço de formação de profissionais, visando a saúde integral decorrentes da integração de ações e conhecimentos. Conclui-se que a proposta metodológica da transdisciplinaridade se aprende no fazer de encontros que produzem rupturas nos limites das disciplinas, tecendo novos saberes. A possibilidade que a universidade oferece com os trabalhos de Extensão colabora com o desenvolvimento e maior atenção a questões de saúde para a população, além de complementar a formação dos futuros profissionais em uma visão íntegra do sujeito. Nesta perspectiva, consideramos que os projetos de extensão universitária podem e devem constituir importantes cenários para atuação dos alunos no sentido de sustentar uma formação baseada na interdisciplinaridade para construir coletivamente fazeres e saberes transdisciplinares.
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