IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE SOCIALIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA UNISC
Resumo
No ano de 2010, a UNISC através do Conselho de Pós Graduação Pesquisa e Extensão da UNISC aprovou a criação do Núcleo de Socialização de Ciência Tecnologia, sendo uma unidade de caráter multidisciplinar vinculada aos Departamentos de Química e Física, Biologia, Engenharia, Matemática, Informática e articulada com os Cursos de Licenciaturas que realizam atividades de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão ligadas à Ciência e Tecnologia. Desenvolvendo a extensão universitária que é uma troca de experiências, onde o conhecimento acadêmico adquirido é levado e aplicado à sociedade, sendo possível, conhecer as necessidades, as demandas e também aprender com as diferenças e a cultura das pessoas. Socializando o conhecimento que a universidade produz através de suas atividades de ensino e pesquisa, não restringindo ao ambiente acadêmico, proporcionando mais pessoas acessar e se beneficiar do conhecimento científico tecnológico já estabelecido ou em construção. Dessa maneira evidenciamos a importância da indissociabilidade dos três compromissos da universidade, ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste projeto é estabelecer uma conexão permanente entre a universidade e a sociedade, estreitanto a distância entre à construção de conhecimento e os cidadãos. Levando principalmente para as escolas: seminários, conferências, cursos de formação, feiras, mostras científicas e concursos, estratégias socializantes que visam dar maior visibilidade à produção científica de âmbito local, regional, nacional e internacional produzida por jovens investigadores e extensionistas das áreas envolvidas. Dentre as principais ações, o grupo de extensão em ciência e tecnologia realizou inúmeras atividades não-formais e extraclasses que viabilizam a vivência, a discussão e a aplicação de conceitos e valores da ciência na prática social, promovendo a alfabetização científica dos indivíduos. Sobre os resultados obtidos nas ações desenvolvidas podem-se inferir de duas maneiras. Qualitativamente podemos perceber uma mudança de sentimentos dos estudantes, comunidade e pessoas atingidas que demonstram satisfação, prazer, curiosidade e interesse em apropriar-se do conhecimento, interagindo e compreendendo as ciências, principalmente estabelecendo conexões com assuntos relacionados com o dia a dia das pessoas. Muitos estudantes do ensino médio vêm aproveitando a oportunidade para delinear suas carreiras. E do ponto vista quantitativo desde o início do trabalho contabilizamos 802 pessoas atingidas diretamente pelas ações do projeto. Numa percepção conclusiva pode-se afirmar que a implantação e otimização das atividades de extensão do NSCT encontram-se num estágio inicial, delineando um crescimento gradativo, envolvendo um maior de número de docentes, ampliação do número de estudantes e a diversificação das atividades e subáreas para ampliar e constituir ações com práticas pontuais, fragmentadas e ou articuladas, tornando o ensino prazeroso e contextualizado. Assim, acreditamos que todo ensino implica em geração de conhecimentos e que o processo de aprendizagem deve necessariamente reverter em benefício da sociedade.
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