PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM CENÁRIOS MIDIÁTICOS: OFERTAS E MARCAS DA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE TEMAS AMBIENTAIS
Resumo
Hoje há uma percepção generalizada que se vive uma crise ambiental planetária. Isto faz com que a população incorpore no seu cotidiano a discussão sobre temas como mudanças climáticas, contaminação dos alimentos, empobrecimento da diversidade de vida, problemas com o lixo e com os recursos hídricos, entre outros. O campo da comunicação coloca-se como um espaço estratégico para refletir sobre as dinâmicas socioambientais contemporâneas. Para tanto, impõe-se como necessário ponto de partida investigar as representações simbólicas construídas pelos meios jornalísticos, as quais são ofertadas para os receptores construírem seus discursos e posicionamentos. Interessa-nos pesquisar o processo pelo qual passam as informações ambientais na construção do acontecimento e na sua oferta enquanto notícia. Quais lógicas permeiam o processo produtivo da notícia ambiental? Quais ofertas estão sendo construídas pelo espaço público midiático? Que enquadramentos estão sendo priorizados sobre os temas ambientais? Como os diferentes elementos da construção da notícia estão sendo relacionados para a abordagem das temáticas ambientais? O receptor está sendo inserido na notícia ambiental? Objetivo geral do estudo é investigar as práticas ambientais do campo midiático, identificando as ofertas comunicacionais enviadas para o receptor de notícias ambientais. Os objetivos específicos são: a) Caracterizar o processo produtivo das notícias sobre temas ambientais; b) Descrever os elementos constitutivos das notícias ambientais: imagens, fontes, espaço, dados, etc..; c) Analisar a construção dos enquadramentos das notícias enquanto estratégia de divulgação de temas ambientais e criação de vínculos com o receptor; d) Verificar se há marcas de inclusão do receptor na notícia como parte da problemática ambiental. A abordagem teórica se dá por meio dos Estudos Culturais, especialmente das contribuições de Stuart Hall, Jesus Martin-Barbero, Patrick Chanpagne e Peter Dahlgren. O campo de análise dos Estudos Culturais é a cultura própria da sociedade contemporânea, analisada enquanto significados, valores e práticas que surgem e se difundem socialmente pelos modos de vida e estruturas coletivas, onde a mídia intervém com seus significados. Metodologicamente, trata-se de um estudo quanti-qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O tratamento de dados vai ser realizado por meio da análise de conteúdo qualitativa, identificando-se as ideias-chave de um conjunto de significados explícitos nos discursos dos documentos coletados. Neste momento estamos em processo de coleta de dados e caracterização das notícias.
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