PRÓ-SAÚDE I – ODONTOLOGIA/UNISC: SATISFAÇÃO DO USUÁRIO.
Resumo
O Pró-Saúde I prevê integração ensino-serviço, com ênfase na atenção básica do processo saúde-doença, e promove transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviço à população. No município de Santa Cruz do Sul, RS, o Projeto de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde I – Odontologia/UNISC, desenvolve suas atividades com a população do Bairro Santa Vitória. Foi adequado uma estrutura junto a Estratégia de Saúde Glória/Imigrante, localizada na BR 471, Km 128. A população beneficiada pelo Pró-Saúde I é de 6.513 pessoas, isto é, 3.018 pessoas que pertencem à ESF Glória/Imigrante e 3.495 que pertencem à ESF Cristal/Harmonia/Beckemkamp. Esses bairros são os que têm prioridade no atendimento clínico odontológico. As atividades desenvolvidas pelos estudantes e supervisionadas por professor orientador, compreendem educação em saúde, avaliações das condições de saúde bucal, visitas domiciliares, atendimento clínico odontológico e acolhimento ao paciente. O objetivo deste projeto foi investigar e descrever as experiências e contribuições do Pró-Saúde I frente aos seus usuários. Esta pesquisa foi baseada em metodologia Quantitativa Observacional Transversal Descritiva, fundamentou-se na aplicação de um instrumento de pesquisa que proporcionou ao usuário a oportunidade para criticar e sugerir nas diferentes dimensões. Este projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa da UNISC, protocolo nº 2878/11. Entre os resultados encontrados até o momento a idade apresentada pelos entrevistados variou de 27 até 55 anos, 66% são do gênero feminino e 34% do gênero masculino. Em relação ao número de vezes que receberam atendimento 50% foi atendido até o momento menos de 5 vezes, 17% de 6 a nove vezes, e 33% mais de 10 vezes. Quanto ao meio de divulgação dos serviços oferecidos no Pró-Saúde I, 83% tomaram conhecimento através de vizinhos, parentes ou colegas. A maioria dos pesquisados procurou atendimento por acreditar na qualidade do serviço. Todos os participantes relatam que a atividade trouxe benefícios para sua vida, principalmente em relação ao bem- estar individual, qualidade de vida e saúde. Sobre o atendimento que o usuário recebeu, 100% classificam como ótimo o atendimento realizado pela equipe, as atividades desenvolvidas e a infraestrutura física do local disponível para as atividades. Com relação aos profissionais responsáveis pelas atividades e ao material de apoio utilizado, 83% dos entrevistados classificam como ótimo e 17% como bom. Em relação ao projeto Pró-Saúde, 100% dos entrevistados consideram ser um projeto que está comprometido com o bem-estar da sociedade, tem qualidade, contribui para o desenvolvimento da região e oferece serviços que atendem às necessidades da comunidade. No espaço destinado para sugestão, críticas ou elogios foi sugerido que tivesse mais horários durante a semana para atendimento do mesmo paciente. Uma crítica recebida foi que a agenda está muito cheia, e pacientes que ficam na espera tem que aguardar muito tempo para serem atendidos. Muitos entrevistados manifestaram elogios em relação ao atendimento que recebem e aos serviços oferecidos onde relatam que são muito bons e não têm custo. Com os resultados encontrados até o momento pode-se concluir que os usuários estão muito satisfeitos com o atendimento e acolhimento que recebem, e consideram importante a oportunidade de poder manifestar suas opiniões.
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