ELABORAÇÃO DE DOMISSANITÁRIOS ESTIMULA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO APRENDIZADO EM QUÍMICA.

Nemora Francine Backes, Wolmar Alipio Severo Filho

Resumo


 

A grande resistência e autoestima dos estudantes de ensino médio em relação ao aprendizado em Química têm motivado nosso grupo de extensionistas a estabelecer estratégias de reverter este quadro, buscando ações pedagógicas que introduzam conceitos, fenômenos e princípios básicos de Química numa dinâmica estimulante e motivadora. Essa proposta de trabalho propõe como objetivo principal desenvolver atividades experimentais numa ação extracurricular, direcionada a obtenção de domissanitários. O termo domissanitários é utilizado para denominar saneantes utilizados em domicilio, como sabão caseiro para limpeza de roupas e louça, amaciante de tecidos, alvejantes, detergente, limpa móveis e demais produtos para desinfecção. Pode definir também como objetivos de levar para os alunos de escola pública e com reduzida carga horária em Química, realidades contextuais que envolvam processos químicos industriais, através de atividades práticas em laboratório para despertar o interesse pela química. A proposta de trabalho está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, no município de Sinimbu. As atividades são realizadas como oficina extraclasse, somente para alunos interessados no trabalho e ministrada pela acadêmica do curso de Química Industrial, com o auxilio do professor titular da escola. A produção dos mesmos é realizada na escola beneficiada pelo projeto através de metodologias simples encontradas na literatura e com materiais de baixo custo, para que o produto torne-se viável para comercialização. Inicialmente buscou-se relacionar a teoria estudada em sala de aula com o produto a ser produzido, para que a relação ensino x aprendizagem seja estabelecida nos alunos participantes do projeto. Os principais produtos produzidos são sabão caseiro e amaciante de tecidos. Numa perspectiva conservacionista do meio ambiente, a produção do sabão artesanal possibilita um melhor destino para o óleo saturado, que não possui um destino estabelecido no município, servindo assim como insumo na produção do sabão. O amaciante domiciliar, que é indispensável, possui vantagem econômica, pois seu custo é reduzido quase que pela metade. Os produtos elaborados são comercializados na comunidade escolar, apenas para que a oficina seja autossustentável e possa ser adquirido novos materiais para o laboratório da escola. Dentre as constatações mais evidentes estão: um crescente aumento dos alunos interessados pela oficina, a relação otimista que esses alunos conseguem estabelecer entre a teoria química com a prática desenvolvida e também um melhor desempenho dos mesmos, não só na disciplina de química, mas em toda grade curricular. Espera-se também que esse trabalho desperte interesse nesses jovens alunos para o mercado de trabalho na área de química, tanto Industrial como Licenciatura. Dessa maneira estamos investindo numa mudança de paradigma entre a química que é pré-concebida como “difícil e complicada”, mas indispensável para a manutenção e melhoria da qualidade de vida no planeta.

 


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