SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Andreza Legramanti Gomes, Lara Franco Arruda, Mariluza Sott Bender, Kellen Nunes Rodrigues

Resumo


 

Ao longo dos últimos anos foi notória a evolução das Políticas de Saúde no Brasil, percebida principalmente através da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Paralelamente e não menos importante, observou-se a necessidade de se trabalhar o individuo na perspectiva da integralidade e, consequentemente, a necessidade de constante qualificação profissional para atuar neste Sistema oriundo da Reforma Sanitária e do anseio da população por um novo paradigma social para a assistência à saúde. Tendo em vista está necessidade de qualificação profissional o Ministério da Saúde instituiu através da Portaria nº 1.802, de 26 de agosto de 2008, o Projeto PET-SAÚDE (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), que visa fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família a fim de qualificar os profissionais da saúde, bem como iniciar o trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Este projeto propicia aos estudantes nele inserido a oportunidade da vivência na Estratégia de Saúde da Família, com o intuito de desenvolver novas práticas de atenção e experiências pedagógicas, contribuindo para a reorientação da formação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde. Em Santa Cruz do Sul, o PET-SAÚDE constitui-se em uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Secretária Municipal de Saúde e as Estratégias de Saúde da Família, dentre elas, a ESF Pedreira; na qual atuam três acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, supervisionadas pela enfermeira da unidade. Como uma das atividades desenvolvidas na ESF pode citar os Grupos de Educação em Saúde e como inovação, acompanhando as iniciativas do Ministério da Saúde, iniciou-se nestes grupos um levantamento a cerca da satisfação dos usuários dos Grupos Diabéticos e Hipertensos com o intuito de avaliar o grau de aceitação dos usuários em relação aos encontros. O estudo foi realizado pelos acadêmicos, integrantes do projeto, entre os meses de junho a outubro de 2010 e contou com a participação de 57 usuários da unidade de saúde. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi um questionário aplicado ao final dos grupos, com uma pergunta aberta que dizia respeito a percepção dos usuários em relação as atividades desenvolvidas, com alternativas a serem marcadas, os quais computaram 45% ótimo, 53% bom, 0% ruim e 2% dos usuários se abstiveram de responder a questão; a segunda pergunta, solicitava que o participante do grupo apresentasse sugestões para melhora do grupo. O resultado obtido com a pesquisa foi uma aprovação de 98% e os comentários obtidos sugerem que os grupos não sejam descontinuados, pois são de extrema importância para orientações e esclarecimento de dúvidas. Para os acadêmicos, os resultados obtidos foram satisfatórios, reforçando a importância dos Grupos de Educação em Saúde e o vínculo com a comunidade; agregando conhecimentos e experiências; ressaltando a importância do trabalho em equipe e a necessidade de mudanças nas diretrizes curriculares, com o intuito de formar profissionais mais preparados para "trabalhar para o SUS".

Palavras-chave : Diretrizes Curriculares; Educação em Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

 


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