ARMAZÉM DE IDEIAS

João Paulo Rucker, Pedro Augusto Silva, Mirela Hoeltz

Resumo


 

A comunicação é interdisciplinar, e por isso, pode ser utilizada não só como técnica, mas também como recurso mobilizador e crítico das pessoas. O binômio, comunicação e educação, é hoje uma alternativa para direcionar a sociedade à cidadania, pois a informação torna-se vital para o desenvolvimento da democracia. Desta forma, a utilização de qualquer material impresso ou eletrônico - na escola, por exemplo - deve ir além da simples inclusão de uma publicação externa no ambiente pedagógico. A organização de um produto na escola envolve todos os protagonistas comunicacionais no processo e o produto faz-se da escola, para escola e pela escola. Ou seja, a Comunicação tem uma relação muito forte e direta com a Educação. O objetivo principal do presente projeto é organizar e implantar atividades de educomunicação na Escola Educar-se, permitindo que a produção de toda comunidade escolar socialize conhecimentos e democratize a informação. Os alunos serão os sujeitos neste processo formador de opinião, disseminador da informação e transformador do ser humano em leitor que aprende e se educa. Assim, transforma-se em cidadão informado, profissional preparado e homem realizado e feliz, participando do processo de ensino e aprendizagem que constrói uma publicação na escola e desmistifica o meio de comunicação social como instrumento de poder e veículo de informação. O projeto é desenvolvido desde 2005 e apresenta resultados variados. Os resultados de anos anteriores servem para a avaliação e reorganização das ações de educomunicação. Até o momento as ações desenvolvidas contemplam publicação de material impresso, organização de jornal mural, visitas aos meios de comunicação, promoção de oficinas, gravação de histórias na rádio, atualização de um blog, gravação de produtos audiovisuais e leitura crítica de filmes. Além do trabalho prático, há também diariamente a necessidade de se realizar através da coordenação do projeto, dos bolsistas e dos voluntários, um trabalho no sentido de discussão de questões próprias do mundo que cerca as crianças que fazem parte do projeto. Dessa forma, os resultados do projeto assumem dimensões infinitas. Atualmente, o projeto Armazém de Ideias é oferecido para crianças de 5º ano à 8ª série do ensino fundamental. Todavia, preocupamo-nos, sobretudo, com os aspectos relativos ao processo de construção do conhecimento e, tal como anuncia o título do trabalho, com as novas formas de cognição no contexto das Tecnologias de Comunicação e Informação.

 

 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.