EDUCAÇÃO SEXUAL: FORMANDO REDES DE SOCIALIZAÇÃO

Camila Deufel, Mariana Silva Teixeira, Renata Becker Jucá

Resumo


Introdução: Atualmente existe uma grande quantidade de pedidos para atendimentos em escolas visando esclarecimentos e orientações sobre sexualidade. No entanto esta demanda vem geralmente em forma de busca de palestras ou intervenções pontuais, realizadas por acadêmicos ou professores que são convidados a ir às escolas palestrar. A escola busca intervenções para remediar situações que poderiam ser prevenidas através de um empenho maior, que requer tempo, estudo e vontade por parte dos professores, alunos, pais e demais educadores. Estas escolas referem dificuldades para desenvolver educação sexual, apesar de a sexualidade fazer parte da proposta de temas transversais em parâmetros curriculares. Objetivos:Considerando esses fatos, foi elaborado um projeto de extensão na universidade para estudo em sexualidade humana, que visa além de atender pedidos de intervenções meramente paliativas de transmissão de conhecimentos, buscar medidas que possibilitem o diálogo, a compreensão e a escuta de maneira continuada, formando redes de apoio e discussão dentro da universidade, escolas e comunidade.Metodologia: O projeto pretende alcançar tais objetivos através da promoção da educação continuada de docentes e discentes da Unisc; da promoção de curso de capacitação para docentes das escolas da região; promoção de oficinas pedagógicas nas escolas; efetivação do Grupo de Estudos da Sexualidade Humana (GESH) e pesquisa-ação para avaliar o nível de conhecimento, analisar as potencialidades, atitudes e comportamento dos três elementos que interagem sistematicamente no processo educacional, o professor, família e aluno. Resultados: Tem-se até o momento, e vai de acordo com o cronograma de execução estabelecido, resultados parciais do projeto, que são referentes a realização do Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Sexual. Teve-se como público alvo estudantes de psicologia, enfermagem, medicina, pedagogia, biologia e educação física. Participaram 29 acadêmicos. Foram sete encontros de duas horas, abordando assuntos como anatomia e fisiologia da resposta sexual humana, sexualidade na criança, adolescência, adulto e idoso, aspectos psicossociais e psiquiátricos. A partir da criação do curso de extensão para multiplicadores, identificou-se um grupo de acadêmicos para atuar nas escolas com oficinas sobre sexualidade. Esta em curso Grupo de Estudos em Sexualidade Humana, formado por docentes e acadêmicos bolsistas, cujas atividades estão ocorrendo, em encontros semanais. Também, a partir da criação do grupo de multiplicadores, outras ações educativas já estão previstas como a re-edição do curso, mas agora, não apenas voltado para acadêmicos, e sim para professores de escolas da região, visando um melhor preparo desses educadores para pratica de ensino em sexualidade.Conclusão: Muitos conceitos arraigados sobre educação sexual precisam ser modificados a partir da desconstrução para uma re-construção de formas no entender do processo na edificação da sexualidade do sujeito. Percebe-se ainda que a forma mais efetiva já sugerida para essas mudanças de paradigmas é a educação sexual em todos os níveis de instrução. Isto resulta na obrigatoriedade da discussão dessa temática na formação dos acadêmicos e professores, que serão formadores de opinião, objetivando alcançar as famílias que constituem a rede social.


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