GETESC: MUDANÇAS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE E A CONSOLIDAÇÃO DO SUS
Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, porém, ainda com muitos desafios para se consolidar como um direito de fato. Uma das questões relativas à consolidação do SUS é o trabalho em saúde, diretamente relacionado à formação profissional. Nesse sentido, constata-se a necessidade de alinhar a formação com os princípios do sistema de saúde do país, o que está previsto na própria lei do SUS e é uma das peças chaves para construção do mesmo. Na prática, esse processo é extremamente complexo e exige o envolvimento de múltiplos atores, entre eles, instituições formadoras, serviços de atenção à saúde, gestores e controle social. Neste contexto, são necessários projetos e ações que visem à formação em saúde orientada para o SUS. Na UNISC, um dos movimentos inicia-se em 2005, através do projeto de extensão Educação Permanente em Saúde: Ações estratégicas para o desenvolvimento de cenários na UNISC (EPS) que teve papel disparador de discussões e problematização em torno da temática. Em 2002, os estudantes que vêm desempenhando papel central nesta discussão, criaram o Núcleo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (NETESC), em decorrência do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). O NETESC teve a pretensão de criar um espaço de diálogo sobre a saúde coletiva e o SUS que se aproximasse das demandas sociais e preenchesse as lacunas da formação. Em 2008, o NETESC passou a ser denominado Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva, passando a atuar conjuntamente com o projeto de extensão EPS. Em 2010, criou-se o Núcleo de Saúde Coletiva, que passou a efetivar atividades que eram do projeto de extensão EPS e de outras iniciativas existentes na universidade. Por isso, em 2011, com as mudanças em curso, efetivou-se como projeto de extensão o Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC): Protagonismo estudantil na formação em saúde. O GETESC tem atuado, principalmente, com o objetivo de fomentar mudanças na formação dos cursos da saúde e politizar o acadêmico, ao mostrar as possibilidades de protagonizar a sua formação acadêmica. Tais ações utilizam como metodologia/estratégia o diálogo entre os diferentes saberes dos cursos da saúde, o que tem mobilizado a reflexão e a mudança, bem como a construção de conhecimento compartilhado. Além disso, tem como base teórica e metodológica a Saúde Coletiva e a Educação Permanente em Saúde. Para alcançar seus objetivos, o grupo tem participação ativa na construção e organização de projetos e eventos como: Aulas Inaugurais, Semanas Acadêmicas Integradas dos Cursos de Saúde, Rodas de Integração Ensino-Serviço, Cursos de extensão em Saúde Coletiva, Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/UNISC e VER-SUS/CIES 13), atuação na organização de Conferências de Saúde e representação como delegados dos usuários, participação na construção dos projetos PET/Saúde e Pró-Saúde, participação no Fórum de Saúde da UNISC, no Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul (representante dos usuários), na Comissão Municipal de Saúde Mental e na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES 13). Alcançamos maior integração entre os cursos da saúde, comprometimento dos acadêmicos com a proposta do SUS e, ainda, incluímos a reflexão e a discussão sobre a formação entre os acadêmicos e aumentamos a interlocução com os serviços de saúde e controle social para debater a formação em saúde.
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