AÇÕES DO PET - SAÚDE MENTAL PARA QUALIDADE DE VIDA DOS USUÁRIOS DO CAPS I DE VERA CRUZ

Edna Moraes Santos, Vivian Wunderlich Rocha, William Franco Rezende, Dulce Grasel Zacharias, Margarida da Silva Mayer, Gisele Maria Severo

Resumo


 

O presente estudo relata as experiências junto ao Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, do município de Vera Cruz, vivenciadas por meio de atividades socioeducativas com os usuários deste serviço. As atividades se desenvolveram no Programa de Educação pelo Trabalho – PET - Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas, criado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Candelária, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. A criação do grupo intitulado "Qualidade de Vida” teve como objetivo desenvolver um trabalho de educação em saúde, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários, com foco nos hábitos e estilo de vida cotidiano, pois o estilo de vida refere-se aos comportamentos adquiridos por decisão pessoal, sob influência social e cultural, incluindo preferências dietéticas, consumo de drogas lícitas ou ilícitas e sedentarismo, que, sem dúvida alguma, podem influenciar na qualidade de vida e, por conseguinte, a saúde. Sendo assim, a adoção de hábitos cotidianos saudáveis pode ser um caminho para a melhora da qualidade de vida, em que alimentação e atividade física são consideradas elementos fundamentais para esse fim. Quanto à metodologia, as atividades iniciaram em abril de 2011 e estão previstas até fevereiro de 2012, sendo realizadas por meio de encontros semanais em grupo com a participação, em média, de oito usuários intensivos. Os assuntos abordados são escolhidos pelos próprios participantes, destacando-se dentre eles:conhecimentos sobre alimentação saudável, obesidade e patologias associadas. Os assuntos são discutidos entre os participantes, com o estímulo a participação e o debate das atividades entre os membros do grupo. No que se refere aos resultados, foi possível constatar que o interesse dos participantes foi o que gerou o processo socioeducativo do grupo com os participantes, proporcionando, assim, uma melhora da autoestima e conscientização desses usuários em adaptarem a sua vida com alimentação e hábitos mais saudáveis, favorecendo qualidade de vida com independência física, disposição para o trabalho e lazer. O êxito observado na crescente participação e engajamento dos usuários foi obtido em decorrência de, principalmente, os próprios integrantes terem a oportunidade de escolher os assuntos abordados nos encontros, possibilitando os questionamentos individuais, bem como a percepção de que, muitas vezes, essa dúvida individual é compartilhada pelos outros participantes também. Dessa forma, é possível concluir que as práticas das ações de educação em saúde realizadas no referido Grupo estão influenciando na qualidade de vida de seus participantes. Por fim, em decorrência do estabelecimento do Grupo, foram observadas implicações no cotidiano dos participantes como adoção de hábitos de vida mais saudáveis, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida de cada usuário do serviço.

 


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