A COMUNICAÇÃO EM UMA INCUBADORA TECNOLÓGICA

Helena Schuck, Tamara Arend de Freitas, Monica Elisa Pons, Demetrio de Azevedo Soster

Resumo


 

Introdução: A partir de Abril de 2011, iniciaram-se as atividades do Projeto "O Curso de Comunicação Social e a Incubadora Tecnológica da Unisc: o conhecimento se construindo na teoria e na prática" que visa apoio na área da comunicação para a Incubadora Tecnológica da Unisc e suas empresas incubadas. A comunicação dentro da empresa é um quesito que vem crescendo cada dia mais e vem se tornando um grande desafio quando se fala em diferencial competitivo. As empresas estão percebendo a importância dessa área para seu crescimento e desenvolvimento e, cada vez mais, investem em profissionais e ações comunicacionais para estabelecer bom relacionamento com os clientes/colaboradores, melhorar sua imagem, traçar estratégias de marketing, etc. Só que muitas vezes esse investimento na área da comunicação só é visto em grandes empresas e quase não visto em pequenas e médias empresas. Desenvolver trabalhos de comunicação em uma Incubadora Tecnológica pode auxiliar a alteração desse quadro. Auxiliar empresas que estão iniciando com suas demandas comunicacionais faz com que, desde seu princípio, a empresa já pense nessa área como uma grande aliada para seu sucesso. Assim, a empresa cresce sabendo da importância da comunicação e vê a necessidade de investir sempre na área. É bom para a empresa, pois vai investir em uma área que pode ser seu grande diferencial futuramente, e também é bom para o profissional de comunicação, pois a empresa, que futuramente já será independente, irá procurar profissionais da área para suprir sua demanda, fomentando o mercado de trabalho da área. Objetivo: Mostrar a importância da comunicação em uma Incubadora Tecnológica e, principalmente, nas empresas incubadas que necessitam de suporte para alavancarem-se no mercado. Metodologia: A partir de abril de 2011, desenvolvemos ações comunicacionais como releases para imprensa informando a participação da Itunisc na Semana do Empreendedor e a abertura de edital na sede de Vera Cruz; atualizamos as informações da Incubadora no site da Unisc, bem como o mailing com os contatos das empresas que estão e já passaram por lá; abastecemos as redes sociais da Itunisc, como Twitter e Facebook e criamos um blog para divulgar as ações desenvolvidas no projeto. Principais resultados: Até o momento, obtivemos uma maior divulgação da Itunisc e das empresas incubadas perante a comunidade em geral. Os demais resultados serão percebidos em longo prazo, pois a bolsa se estende até dezembro. Conclusões do trabalho: Como a bolsa ainda está em andamento, os resultados obtidos foram muito bem recebidos, bem como todas as ações até agora propostas. Para nós, estudantes de comunicação, participar de projetos que envolvam comunicação e Incubadoras Tecnológicas, não é somente investir no nosso conhecimento e aprendizado, mas sim no nosso futuro, pois, ao mostrar a importância que a comunicação possui as empresas iniciantes, garantimos futuramente uma procura por profissionais da área.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.