OS DESAFIOS QUE O PIBID NOS PERMITE

Alda Cristina Ferreira, Emerenciana Rodrigues Alves, Carla Lavinia Rosa

Resumo


 

O trabalho que apresentamos faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Unisc - 2010/2011) que tem como objetivo permitir aos alunos bolsistas vivenciar situações no campo de atuação profissional planejando e vivenciando atividades que auxiliem aos professores em seu planejamento diário. No Roteiro de Estudos 7, nossa tarefa foi planejar ações para a implantação de um Laboratório de Aprendizagem nas diferentes escolas participantes do Programa. Nosso primeiro desafio foi elaborar um roteiro de sondagem a partir do qual pudéssemos escrever um diagnóstico que nos permitisse conhecer a situação das turmas e o trabalho que estava sendo desenvolvido pelas professoras. Para isso, montamos um roteiro de sondagem com questões relacionadas às aprendizagens possíveis e necessárias para as turmas de 1º e 2º anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, situada no município de Santa Cruz do Sul/RS. Nesse momento fizemos uso dos conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica em diversas disciplinas, que fundamentaram os materiais produzidos, e também utilizamos o material disponibilizado pelo Pibid no EAD. Depois de obtermos o diagnóstico das turmas e identificadas algumas das dificuldades de aprendizagens apresentadas, elaboramos como tarefa do Roteiro de Estudos 8 a proposta de implantação do Laboratório de Aprendizagem. As estratégias planejadas, para as propostas de atividades, levaram em consideração o conjunto das dificuldades e algumas limitações apresentadas pelos alunos das turmas. Diante disso, elaboramos atividades diferenciadas que atendam a cada aluno de modo a auxiliá-lo na construção de seu processo de alfabetização. Esse trabalho foi realizado de modo coletivo, envolvendo todos os bolsistas do Subprojeto da Pedagogia e a professora coordenadora. Nos primeiros dias da implantação do Laboratório de Aprendizagem fomos surpreendidas pelo não comparecimento dos alunos. Tal fato fez com que redimensionássemos as atividades, passando a atuar junto à professora em sala de aula, ao que passamos a chamar de Intervenção Pedagógica. Continuamos nos orientando pelo diagnóstico inicial para atender em sala de aula os alunos que precisam de acompanhamento mais constante. Auxiliamos a professora titular da turma em seu planejamento e no acompanhamento dos alunos. Toda esta experiência tem permitido conhecer a realidade da prática pedagógica e aumentar nosso conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem e da realização de atividades diferenciadas.

Palavras chaves: planejamento, aprendizagens, dificuldades na aprendizagem.

 

 


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